Conteúdo principal

Esquadra 601 – “Lobos” conclui missão na Estónia

O destacamento português da Força Aérea, que se encontrava na Base Aérea de Amari, na Estónia, com um avião P-3C CUP+, concluiu no dia 6 de maio a missão Assurance Measures 25 (AM25), durante a qual realizou a identificação de 184 contactos de interesse para a NATO.

Os 40 militares da Esquadra 601 – “Lobos”, acompanhados de uma aeronave P-3C CUP+, regressaram à Base Aérea N.º 11, em Beja, após um mês de missão. Durante esse período, cobriram uma área superior a 930.000 km² e realizaram 80 horas de voo dedicadas à vigilância e patrulhamento marítimo.

A missão AM25 tem como objetivo principal a missão de Reconhecimento, Vigilância e Informações (RVI) na área de operações estabelecida pela NATO, promovendo a segurança marítima no Mar Báltico, de forma a garantir a liberdade de navegação e contribuindo para o reforço do conhecimento situacional naquela região.

Esta foi a sétima missão da Esquadra 601 naquela zona do globo e a segunda a partir da Base Aérea de Ämari. Nesta missão, os “Lobos” foram ainda solicitados para prestar apoio a outras duas missões da NATO: a Operação Brilliant Shield e a Operação Baltic Sentry.